segunda-feira, 4 de julho de 2011

A crítica ao poder e a Filosofia do Rock no CCBB-SP

No dia 5 de julho, projeto recebe o músico Thedy Corrêa para debate que tem como ponto de partida Foucault e Legião Urbana 


A aversão às instituições sociais aproxima o filósofo francês Michael Foucault e a banda brasiliense Legião Urbana. Tendo esses dois expoentes geracionais como pontos de partida, a filósofa Márcia Tiburi recebe o músico Thedy Corrêa no projeto 'A Filosofia do Rock', no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, no dia 5 de julho. No cerne da discussão, a crítica do cinismo próprio ao poder, as imagens da desigualdade social urbana e os jogos de poder burgueses, como a família, a amizade e a religião. 

Uma vez por mês, desde abril, esses encontros mostram que o rock não é apenas um gênero musical, mas uma das manifestações antropológicas que mais reflete os sentimentos, os pensamentos e a perspectiva de mundo das últimas gerações. Em que questões filosóficas estamos submersos quando cultuamos os grandes roqueiros e suas bandas? Essa relação inerente entre a música e a filosofia norteia toda a programação do projeto, que se estende até 8 de novembro. 

Próximos encontros:
O cantor Kid Vinil é o convidado de 9 de agosto, dia voltado ao Punk Rock e Nietzsche. O punk aparece na cena da história e da filosofia do rock como fabricação da revolta. Nietzsche, o pensador que tratou da filosofia como perturbação e provocação, surge como figura essencial para o debate quando se descobre que a forma musical é uma arma nada pacífica.

No dia 13 de setembro, Velvet Underground e Nietzsche são temas do diálogo entre a irônica poética do submundo da banda que fez sucesso nos anos 70 e a crítica do progresso na filosofia da decadência. Com a participação do produtor, jornalista e compositor Nelson Motta, no dia 4 de outubro, o tema Rolling Stones e as Filosofias Negativas traz à tona a profanação, o prazer do corpo, as liberdades do gozo corporal, em diálogo com a obra de Georges Bataille, Sigmund Freud e Herbert Marcuse.

Para encerrar a programação, no dia 8 de novembro, Márcia e Thedy conduzem as discussões envolvendo Radiohead e Nirvana, Ideologia e Sociedade do Espetáculo, com enfoque na melancolia da sociedade tecnológica e globalizada, a descrença e adolescência como projeto sem futuro, Vilém Flusser e Guy Debord, entre outras questões. No Rio de Janeiro, a Filosofia do Rock será realizada de 11 de maio a 16 de novembro. Para ouvir e refletir.

PROGRAMAÇÃO:
5/7Márcia Tiburi e Thedy Corrêa
Legião Urbana e Michel Foucault

9/8Márcia Tiburi e Kid Vinil
 Punk Rock e Nietzsche

13/9 – Márcia Tiburi e Thedy Corrêa
Velvet Underground, Nietzsche e as Filosofias Pós-Modernas

4/10 – Márcia Tiburi e Nelson Motta
Rolling Stones e as Filosofias Negativas  

8/11 - Márcia Tiburi e Thedy Corrêa
Radiohead e Nirvana, Ideologia e Sociedade do Espetáculo

Serviço: Filosofia do Rock
De: 05 de abril a 08 de novembro de 2011 – sempre das 19h30 às 21h30
Curadoria: Márcia Tiburi
Onde:  Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
(próximo às estações Sé e São Bento do Metrô)
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
Aberto de terça a domingo, das 9h às 20h.
Sala de cinema: 1° andar.
Local: Cinema (70 lugares).
Classificação etária: 10 anos.
Entrada grátis ( retirar ingressos 1 horas antes do espetáculo). 

9 comentários:

  1. Boa noite!
    Curti muito o debate sobre Legião Urbana e Foucault. Parabéns Marcia pela descontração em suas percepções e Thedy pela vasta bagagem que compartilhaste. Uma de minhas musicas preferida é 1965 que no final diz "O Brasil é o país do futuro" e quando ouço a frase da Ana Maria Bahiana dizendo que disco bom vende pouco, apesar de ser 1978, parece hoje como a música do Legião. Como ser o país do futuro se o suor sagrado está alienado? Talvez o encontro de agosto tenha alguma resposta, principalmente em como reverter isso.
    Uma pergunta. Os vídeos gravados nos encontros estão disponibilizados em algum meio? Como adquiri-los?
    Saudações fraternas.
    Cesinha

    ResponderExcluir
  2. Este blog sim tem algo a acrescentar!

    Idéia brilhante! Parabéns! Muito bom!!!

    (Olha que não estou exagerando!)

    Conheça meus blogs:

    http://blogrocknacional.blogspot.com/
    http://ffilosomidia.blogspot.com/
    http://bilhetesuicida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá meu amigo, gostaria de saber qual será o dia em que Nelson Motta fará sua tarde de filosofia no CCBB do Rio, estou meio perdido na programação e não queria perder de jeito nenhum, poderia me informar sobre isso? Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Claro, além da apresentação do Nelson, envio-te a programação completa, assim, você não perderá nada....Abração


    PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CICLO

    Dia 24/08 – ELISA GARGIULO
    As mulheres na história do Rock - As mulheres não participam da história política, da arte ou da história do conhecimento senão como sujeitos esquecidos ou dominados. A história do rock tem poucas representantes do gênero. O nascimento do rock é contemporâneo da intensificação do feminismo na segunda metade do século XX, a partir da reflexão de Simone de Beauvoir. A ausência e a chegada das mulheres ao rock e do rock às mulheres é uma questão tensa. Embora autorizadas pela contracultura, as mulheres raramente ocuparam o espaço de expressão musical popular que foi o rock. De Janis Joplin, Patti Smith e Nina Hagen as bandas de mulheres da virada do século nos fazem questionar os motivos desta presença quase rara.


    Dia 14/09 – THEDY CORRÊA
    Velvet Underground e as filosofias pós-modernas – Arte pop, Andy Warhol e a Filosofia da Televisão. Sadismo, masoquismo ou crítica da moral escrava? A liberdade de expressão na selva urbana é a característica da musicalidade da banda que dá à história do rock um acento irônico inegável. O pensamento para além do gênero vem compor com Velvet uma estranha poética do submundo, um elogio do bas-fond. A crítica do progresso por meio da arte e da filosofia da decadência, a simbolização do nada e a dessimbolização da arte provocam um rock marcado por uma negatividade em que a moral burguesa e o direito de quem é excluído esteticamente é resgatado com a arma mortal do deboche.


    Dia 12/10 – NELSON MOTTA
    Rolling Stones e as filosofias negativas – Alguns autores falam que certas bandas de rock atingem o cérebro e o coração, outras a sexualidade e os pés. Rolling Stones é a banda mais representativa da cênica rock’roll. Estranhamente é a banda mais antiga, cujos músicos permanecem unidos trabalhando até os dias de hoje. É uma das bandas mais importantes da história do rock e de seu tempo presente e a aparentemente mais esvaziada de significados conceituais. No entanto, ela é a própria encenação da mística negativa, da profanação e do prazer do corpo, da metafísica e da moral por meio da liberdade do gozo corporal. Dialoga assim com a obra de Georges Bataille, Sigmund Freud e Herbert Marcuse e de todos aqueles que ousaram repensar o prazer, a raiva e tom de festa e sem ressentimento.


    Dia 16/11 – THEDY CORRÊA
    Radiohead e Nirvana, Ideologia e Sociedade do Espetáculo - Os avanços da tecnologia no século XX, as revoluções feministas e sexuais, a psicodelia, o punk, nada disso sustentou a ideia de um mundo sem crises existenciais, políticas e econômicas. Ao contrário, o rock dos anos noventa é o lugar de exposição da melancolia como afeto profundo da sociedade tecnológica e globalizada. Nirvana e todo o universo Grunge partem da resignação individual para denunciar o vazio da sociedade industrial; a descrença é a marca da adolescência como grupo de gente que se projeta sem futuro. A morte do sentido, a promessa e a banalização do gozo imediato ao mesmo tempo que sua banalização fazem Vilém Flusser e Guy Debord os parceiros ideais para compreender o acontecimento Nirvana e seu espírito adolescente na final do século XX.




    Para mais informações:
    3 Na Pauta Comunicação Empresarial – (21) 3547.8275 / 3547.8276
    Edna Araripe – (21) 8212.9772 – edna@3napauta.com.br

    ResponderExcluir
  5. Excelente!!! Muito obrigado, concerteza, uma das tardes mais esperadas desse circuito. Um forte abraço, sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Olá, não pude ir, mas gostaria muito de saber tudo o que ocorreu neste debate. Você postará o conteúdo aqui ou no youtube ou algo assim?

    ResponderExcluir
  7. Caro Sidnei, bom dia!
    Estamos, como revelei o segredinho aqui, trabalhando para um dvd geral no final do projeto, portanto, pode ser que teremos vídeo em algumas das edições, mas, nada podemos confirmar (ainda)...Notícias em breve! Abração,

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo projeto! Sou grata pelos vídeos postados no youtube pois sou paraibana,moro longinho do eixo Rio São Paulo e pude acompanhar alguns dos encontros. Ficaria feliz se pudesse assistir a todos os restantes,como o do encontro em que se discutiu Legião Urbana. Não encontrei esse. Alguém pode me passar o link ? Abraços

    ResponderExcluir
  9. Ops,na verdade,estou longe de mais das Capitais, Brasília,onde ocorre os encontros.

    ResponderExcluir