sexta-feira, 6 de maio de 2011

We all live in a yellow submarine...

foto: divulgação
A segunda edição de A Filosofia do Rock aconteceu na última terça-feira (3/5) e, mais uma vez,  plateia cheia, para acompanhar a filósofa Márcia Tiburi e ouvir o músico Simoninha numa conversa interessante relacionando a trajetória e obra dos Beatles e o pensamento do filósofo austríaco Wittgenstein. 


“Eu gostaria de fazer filosofia como quem faz rock”, disse a filósofa.

Traçando a relação com os jogos de linguagem propostos por Wittgenstein, que trata da ação e da racionalidade atrás das palavras e da fala, falou-se bastante das letras do grupo. No início da carreira, eram mais românticas, “bonitinhas” e até ingênuas, mas e depois, principalmente a partir do álbum Rubber Soul (1965), tornaram-se surreais, mais sofisticadas na narrativa e com diferentes significados, como Lucy in the Sky with Diamonds, Eleanor Rigby e Yellow Submarine.Na abertura do debate, Márcia reiterou o objetivo do projeto: cometer uma heresia ao usar o rock como metodologia para falar de filosofia.

foto: divulgação 

Você perdeu??? Não fique triste porque afinal o mês que vem tem mais (vamos até novembro/2011). E para você internauta que nos lê, temos um 'pedacinho' do debate, confira:








Um comentário:

  1. Foi excelente! Os questionamentos e as discussões levantadas a partir dos Beatles ficou ainda mais interessante quando se misturou as teorias de Wittgenstein. Tudo ficou amarrado, e as comparações foram muito felizes. Márcia trazendo a sua filosofia com seu estilo tão peculiar deu o toque que faltava ao evento juntamente com o timbre e as técnicas impecáveis de Simoninha. Estou ansiosa para os próximos e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir