sexta-feira, 13 de maio de 2011

As meninas

Não conseguiu ir até o Rio e ver a discussão, tudo bem, nos temos uma foto aqui para você:

Márcia Tiburi e Zélia Duncan no CCBB RJ em A Filosofia do Rock .

foto: divulgação
A Filosofia do Rock contou com o APOIO:

terça-feira, 10 de maio de 2011

A Filosofa e a Musicista. Marcia Tiburi X Zélia Duncan no CCBB - RJ


Na próxima quarta-feira, 11 às 18h30 no Centro Cultural Banco do Brasil RJ tem debate das meninas

Foto: Emmanuelle Bernard
Sob o tema - Cássia Eller, o rock nacional e a filosofia da voz - Dos Mutantes e Raul Seixas, chegando aos Titãs e ao Barão Vermelho, a história do rock nacional não acaba. Cássia Eller foi uma das suas figuras mais importantes ao assumir-se como intérprete do rock nacional. Como cantora ela marca um lugar tão pós-feminista quanto pós-feminino na história da canção. Destoando da cena mais habitual das cantoras brasileiras, Cássia foi a anti-diva que perturbou a cena com sua voz inesquecível. Cássia foi a simples cantora que, encarnando um modo de ser antiperformático, deu um lugar especial e incomum ao papel da voz na canção brasileira e no rock feito por mulheres. Esse encontro é também uma homenagem à amizade e a admiração de Zélia Duncan – ela mesma parte da história do rock brasileiro - por Cássia.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

We all live in a yellow submarine...

foto: divulgação
A segunda edição de A Filosofia do Rock aconteceu na última terça-feira (3/5) e, mais uma vez,  plateia cheia, para acompanhar a filósofa Márcia Tiburi e ouvir o músico Simoninha numa conversa interessante relacionando a trajetória e obra dos Beatles e o pensamento do filósofo austríaco Wittgenstein. 


“Eu gostaria de fazer filosofia como quem faz rock”, disse a filósofa.

Traçando a relação com os jogos de linguagem propostos por Wittgenstein, que trata da ação e da racionalidade atrás das palavras e da fala, falou-se bastante das letras do grupo. No início da carreira, eram mais românticas, “bonitinhas” e até ingênuas, mas e depois, principalmente a partir do álbum Rubber Soul (1965), tornaram-se surreais, mais sofisticadas na narrativa e com diferentes significados, como Lucy in the Sky with Diamonds, Eleanor Rigby e Yellow Submarine.Na abertura do debate, Márcia reiterou o objetivo do projeto: cometer uma heresia ao usar o rock como metodologia para falar de filosofia.

foto: divulgação 

Você perdeu??? Não fique triste porque afinal o mês que vem tem mais (vamos até novembro/2011). E para você internauta que nos lê, temos um 'pedacinho' do debate, confira:








segunda-feira, 2 de maio de 2011

Simoninha participa de debate dedicado a Beatles e Wittgenstein no CCBB-SP

O músico será recebido no dia 3 de maio pela filósofa Márcia Tiburi no projeto A Filosofia do Rock, que revela a relação entre o gênero musical e os pensamentos filosófico


fotografia: Rafael Kent
O cantor e compositor Simoninha é o próximo convidado da filósofa Márcia Tiburi no projeto A Filosofia do Rock, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo. No dia 3 de maio, ele participa do debate dedicado a Beatles e Wittgenstein – e os jogos de linguagem. Wittgenstein foi o pensador dos jogos de linguagem; já o rock pode ser compreendido como um jogo de linguagem, no qual incluem-se outros jogos de linguagem. Do blues ao rockabilly, passando pelo pop rock, o rock é uma multiplicidade de discursos e tentativas de escapar dele.


Serviço: 


03 DE MAIO - TERÇA, 19H30
( Entrada gratuita mediante retirada de senha distribuída 
1 hora antes do início do evento. )


CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL SP
Rua Álvares Penteado, 112 Centro - SP
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Informações: 11 3113-3651 / 3113-3652